A realização periódica de manutenção é extremamente importante para a manutenção da segurança em sua empresa e da sua casa e contribui também para o aumento da vida útil dos seus equipamentos.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva está voltada para a realização de tarefas de manutenção que possuem como objetivo a prevenir e evitar problemas que causem a parada ou a redução no desempenho dos equipamentos, gerando prejuízos e colocando em risco a segurança e integridade física de funcionário. Na manutenção preventiva, os equipamentos costumam passar por lubrificação de componentes e revisão completa dos sistemas elétricos e mecânicos.Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva deve ser evitada e substituída a todo custo por políticas de manutenção preventiva. Quando ocorre a necessidade de uma manutenção corretiva, significa que determinada máquina apresentou falhas que impedem o seu funcionamento adequado, interrompendo assim a linha de produção da empresa. Nesta hora a equipe de manutenção precisa agir o mais rápido possível para reparar ou substituir componentes danificados, com o intuito de retornar com a produção o mais rápido possível, minimizando os impactos.Para isso, é preciso contar com uma equipe de manutenção altamente capacitada.
Porque fazer a manutenção preventiva dos equipamentos?
O uso frequente dos equipamentos industriais gera o desgaste natural de peças e componentes que após certo tempo, podem apresentar defeitos. Este fenômeno é natural e está ligado a utilização do equipamento.Infelizmente a indústria brasileira sofre com muitas paradas não programadas, o que acarreta uma série de prejuízos para as empresas, como atraso nas entregas e o pagamento de funcionários que estavam a disposição da empresa, mas deixaram de trabalhar por uma falha em um dos equipamentos que compõem a linha de produção da indústria.
Para evitar este tipo de situação é importante que as indústrias invistam na manutenção preventiva. Ainda não é do conhecimento de todos, mas ao contrário do que se imagina, os custos envolvidos na manutenção preventiva de máquinas e equipamentos é menor em relação aos custos com uma manutenção corretiva.