Segurança em eletricidade: como soluções inteligentes podem ajudar os profissionais da indústria

Ninguém discorda que a segurança em eletricidade é um assunto sério. Porém, o tema é ainda mais relevante dentro da indústria, em que os funcionários são expostos a inúmeros riscos diariamente.
A boa notícia é que algumas soluções inteligentes e a manutenção industrial são capazes de evitar problemas. Caso você ainda não as conheça, não se preocupe!

O que é a segurança em eletricidade?

A segurança em eletricidade nada mais é que um conjunto de medidas que garantem a identificação e o controle dos riscos aos quais trabalhadores que lidam com redes elétricas estão expostos.A indústria é movida, em grande parte, por energia elétrica. Portanto, é comum que os funcionários precisem manusear circuitos e equipamentos que podem causar acidentes e prejudicar sua saúde e integridade física.Diante disso, não há como conquistar um ambiente realmente seguro sem se preocupar com tais medidas. É papel da empresa mapear processos, identificar pontos críticos e investir em ações eficientes.

O que a NR 10 diz sobre o assunto?

NR 10 é uma norma criada em 1978 com o objetivo de regulamentar questões relacionadas à proteção do trabalhador que lida com energia elétrica. Ela estabelece diversas regras e condições mínimas de segurança em todos os níveis, como:
  • geração de energia elétrica;
  • transmissão;
  • distribuição;
  • consumo.
Sendo assim, podemos dizer que a NR 10 ajuda a minimizar os riscos existentes, protegendo a saúde e a segurança física dos colaboradores e reduzindo os acidentes elétricos. Confira algumas de suas orientações!.

Adoção de medidas de controle do risco elétrico

É preciso adotar medidas de controle dos riscos em todas as intervenções realizadas em instalações elétricas. Assim, nas empresas em que a carga instalada seja superior a 75 kW, é necessário manter:
  • um Prontuário de Instalações Elétricas, com informações detalhadas sobre manutenções, EPIs utilizados e relatórios técnicos de inspeções, por exemplo;
  • definição dos procedimentos executados em situações emergenciais;
  • certificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

Adoção de medidas de proteção coletiva

Antes do início do trabalho com instalações elétricas, é necessário adotar algumas medidas de proteção coletiva. A intenção é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, por meio de:
  • desenergização elétrica ou uso de tensão de segurança;
  • isolação das partes vivas;
  • sinalização do local;
  • iluminação de emergência.

Adoção de medidas de proteção individual

Depois de adotar todos os cuidados para proteger os funcionários já mencionados, com o intuito de atenuar ainda mais os riscos, deverão ser implementadas medidas de proteção individual, como o uso dos EPIs.

Como tornar a instalação elétrica da empresa mais segura?

Conhecer e colocar em prática as orientações da NR 10 é importante para conquistar uma empresa mais segura. No entanto, existem outras medidas que devem fazer parte do cotidiano da indústria. Veja mais!

https://www.nortel.com.br/blog/seguranca-em-eletricidade/?utm_campaign=rc_newsletter__agosto2021-_22...