Observe a capacidade elétrica máxima
A capacidade de corrente (“amperagem”) da extensão ou adaptador deve ser compatível com os equipamentos a serem ligados neles. Por exemplo, em uma extensão de 10A podemos ligar um ou mais aparelhos, desde que a corrente total do conjunto não ultrapasse este valor. A regra também se aplica aos multiplicadores ou réguas de tomadas. Caso contrário, ocorrerá uma sobrecarga, com potencial risco de incêndio.
Verifique o estado dos acessórios
Assegure-se, antes de ligar, de que as partes isolantes estão intactas, sem deformações, nem fios descascados. Certifique-se de que os pinos e tomadas estão se conectando com firmeza (contatos sem pressão causam sobreaquecimentos). Estas precauções também podem evitar choques elétricos que, de acordo com as circunstâncias, podem ser fatais2.
Extensão de 2 ou 3 fios?
Se o plugue do equipamento a ser ligado possuir o pino terra (3º pino), é necessário utilizar uma extensão de 3 “furos” também, ligada à uma tomada aterrada. Isso irá garantir a proteção contra possíveis choques elétricos. Já os aparelhos com plugues de 2 pinos podem ser ligados em extensões com ou sem fio terra.